O que é o past continuous? Veja como descrever situações passadas

Compartilhar esse conteúdo

[et_pb_section admin_label=”Section” fullwidth=”off” specialty=”off”][et_pb_row admin_label=”Row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”on” width_unit=”on” custom_width_px=”1120px” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on” module_class=”jm__blog_content” custom_css_main_element=”float: none;||width: 100%;”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”DE A1 A C2: ENTENDA OS NÍVEIS CEFR” background_layout=”dark” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” module_class=”jm__blog_title ” background_image=”https://agenciaevolux.com.br/mindset/wp-content/uploads/2023/05/past-continuous.jpg” header_text_color=”#ffffff” text_font_size=”22″ text_text_color=”#ffffff”]

O que é o past continuous? Veja como descrever situações passadas

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”Section” fullwidth=”off” specialty=”off” transparent_background=”off” background_color=”#ffffff” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off” module_class=”jm__blog_wrap”][et_pb_row admin_label=”Row” global_module=”6583″ make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on” module_class=”jm__blog_sidebar”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_def_form global_parent=”6583″ admin_label=”BRZ Contact Form” form_num=”6575″ url_new_window=”off” form_heading=”contact us”]
[/et_pb_def_form][et_pb_sidebar global_parent=”6583″ admin_label=”Sidebar” orientation=”left” area=”jm_sidebar_1″ background_layout=”light” remove_border=”off” disabled=”off” disabled_on=”on||”]
[/et_pb_sidebar][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on” module_class=”jm__blog_content”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_code admin_label=”Code” global_module=”8026″ saved_tabs=”all”][addtoany][/et_pb_code][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O que você estava fazendo há um ano? Para responder essa pergunta em inglês, é preciso utilizar um tempo verbal importante para o idioma: o past continuous. Ele é usado para descrever ações que aconteceram no passado.

 

Portanto, caso você estivesse dormindo, jogando videogame ou curtindo em um bar com os amigos, todas essas ações seriam facilmente descritas com o uso do past continuous. Quer saber como? Veja o guia completo que o blog do Instituto Mindset preparou a seguir e entenda como falar sobre o que já ocorreu!

 

O uso do continuous como tempo verbal

 

Os famosos tempos verbais com “continuous” no final nada mais são do que o gerúndio tão amado aqui, no Brasil. Os sufixos “-ndo”, que usamos, são traduzidos para o “-ing” do inglês, determinando não só o que é o past continuous, mas também o present e o future.

 

Dessa forma, caso queira falar de uma situação que está acontecendo, estava acontecendo ou que vai estar acontecendo (por mais que isso pareça errado em português), é aos “continuous” que você deve recorrer. Contudo, o uso deles pode ser um pouco diferente.

 

No Brasil, a forma nominal não leva flexão alguma. Assim, mesmo que você utilize algo como “a meia estava fedendo”, isso não quer dizer que o gerúndio estava no passado. O verbo “estar” se encontra no passado, enquanto “fedendo” é o gerúndio de “feder”.

 

Inclusive, é dessa estrutura que vem o nome “forma nominal”. Isso porque, quando os verbos são utilizados no gerúndio, no infinitivo ou no particípio, eles deixam de lado a característica original e tomam a função de substantivos, adjetivos e advérbios. No nosso exemplo, “fedendo” seria um adjetivo, pois dá uma característica à meia.

 

A estrutura da frase no past continuous

 

Como explicamos, esse é um tempo verbal para o inglês, assim como o nosso pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito. Com isso, o past continuous tem regras que devem ser seguidas ao utilizá-lo.

 

A primeira (e talvez mais importante) diz respeito à estrutura do past continuous em uma frase. Isso porque ele deve sempre estar acompanhado de um verbo auxiliar no passado. Nesse caso, o to be. Veja:

 

  • sujeito + verbo to be no passado + verbo principal + objeto.

Para expressar dúvidas, a ideia se mantém. Porém, a estrutura utilizada é aquela de uma pergunta. Assim:

 

  • verbo to be no passado + sujeito + verbo principal + objeto + interrogação.

 

Frase Sujeito Verbo to be no passado Verbo principal Objeto
I was running when she called me.

 

(Eu estava correndo quando ela me ligou.)

I was running when she called me.
She was sleeping soundly.

 

(Ela estava dormindo sonoramente.)

she was sleeping soundly.
They weren’t paying attention to the class.

 

(Eles não estavam prestando atenção na aula.)

they weren’t paying attention to the class.
Was she auditioning for the swimming team?

 

(Ela estava fazendo uma audição para o time de natação?)

she was auditioning for the swimming team?
Were you drinking from this cup?

 

(Você estava bebendo desse copo?)

you were drinking from this cup?

 

Dessa maneira, é possível classificar as frases no past continuous. Sem qualquer uma dessas partes, a ideia seria interpretada de outra maneira, podendo até mesmo perder o sentido completamente.

 

Usando o “-ing”

 

Como explicamos, os verbos principais de frases no past continuous levam o sufixo “-ing”. Para aplicá-lo, não tem segredo: na maioria das vezes, basta adicioná-lo à grafia normal do verbo. Caso haja alguma especificidade, as regras são as mesmas do present continuous.

 

 

Quando usar o past continuous

 

O uso do past continuous é algo muito natural para brasileiros, pois estamos acostumados com esse tipo de estrutura em português. No entanto, é importante esclarecer o sentido que ele carrega em comparação a outros tempos verbais do passado, evitando confusão.

 

Além do continuous, o past tem mais três tempos verbais: simple, perfect e perfect continuous. Cada um deles possui uma estrutura e carrega um sentido diferente.

 

Tempo verbal Sentido Exemplo
past simple quando algo acontece e termina no passado He tricked me.

 

(Ele me enganou.)

past continuous quando algo começa e continua acontecendo no passado He was tricking me.

 

(Ele estava me enganando.)

past perfect  quando algo acontece e tem influência em outro fato do passado, mas já terminou He had tricked me.

 

(Ele tinha me enganado.)

past perfect continuous quando algo acontece e continua acontecendo até um certo ponto do passado He had been tricking me.

 

(Ele vinha me enganando.)

 

Com isso, é importante se atentar ao que a ideia que você quer passar exige. Por isso, fazer exercícios do past continuous e garantir que está craque na estrutura desse tempo verbal é fundamental para adquirir uma fluidez na hora de conjugar os verbos.

 

Aprenda os tempos verbais com o Instituto Mindset!

 

Os tempos verbais podem ser um desafio. Porém, com o curso de inglês online do Instituto Mindset, é possível aprender de uma maneira muito prática! Venha nos conhecer e entenda como a nossa metodologia pode ajudar você a conquistar a segunda língua!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”Section” fullwidth=”on” specialty=”off” transparent_background=”on” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][et_pb_form admin_label=”JM Contact Form” form_num=”2313″ has_arrow=”on” alternate_style=”alternate” form_subheading=”Quer saber mais sobre nossos cursos?” saved_tabs=”all” global_module=”2415″]

 

[/et_pb_form][et_pb_module_full_loader admin_label=”Breadcrumbs” mod_id=”861″]

 

[/et_pb_module_full_loader][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”Section” global_module=”2210″ fullwidth=”on” specialty=”off” transparent_background=”off” background_color=”#ffffff” allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][et_pb_floated-banner global_parent=”2210″ admin_label=”BRZ Floated Banner” open_state_first_line_text=”Conheça o Instituto” open_state_second_line_text=”em um dos cursos?” form_num=”1796″ background_image=”https://agenciaevolux.com.br/mindset/wp-content/uploads/2016/06/banner_bg-300-min.jpg” open_state_third_line_text=”Agende sua reunião gratuita!” close_state_first_line_text=”Conheça o Instituto” close_state_second_line_text=”Agende sua reunião gratuita!” close_state_button_line_text=”Agendar minha reunião” tel_txt=”Grande São Paulo” mail_txt=”CONTATO” tel=”01143802000″ tel_2=”08008955000″ tel_txt_2=”Demais localidades” tel_btn_txt=”LIGUE GRATIS”] [/et_pb_floated-banner][et_pb_popup global_parent=”2210″ admin_label=”BRZ Popup with Form (Exit)” background_image=”https://agenciaevolux.com.br/mindset/wp-content/uploads/2021/05/pop-up-forms.jpg” mode=”form-image” form_image_id=”10281″ text=”*Curso Smart Learning 12 meses” time_to_show_mob=”60000″ additional_image=”https://agenciaevolux.com.br/mindset/wp-content/uploads/2021/06/brz-coupon-min.png”] [/et_pb_popup][/et_pb_section]

Fale com um consultor

Rolar para cima